quarta-feira, 26 de maio de 2010

Maracatu





A palavra Maracatu, provavelmente, origina-se de uma senha combinada para anunciar a chegada de policiais, que vinham reprimir a brincadeira, a senha era anunciada pelos toque dos tambores emitindo o som: maracatu/maracatu/maracatu. Na linguagem popular, a palavra maracatu é empregada para expressar confusão; desarrumação; fora de ordem, dando respaldo ao pressuposto da origem dessa palavra. Na África não existe nada parecido com o nosso maracatu.

O maracatu que conhecemos nos de hoje ,tem suas orige ns na instituição dos Reis negros, já conhecida na França e na Espanha no século Xv e que acabou chegando em Portugal em século depois, no século XV1.Já em Pernambuco existem documentos tentando comprovar que o Maracatu chegou em 1674 no estado Pernambucano.

No recife o nome maracatu servia para dar nome a um ajuntamento de negros, os seja quando se via muitos negros juntos dizia-se que era maracatu. Os cortejos das nações em homenagem aos Reis do Congo passaram a acontecer no carnaval, e eram chamados de maracatus quando era dada uma conotação pejorativa.


Maracatu de Baque Virado ou Nação
Maracatu se Baque Solto ou Rural
Menu Principal

3 comentários:

Unknown disse...

Aqui vou poder estar sabendo de todos os tipos de dança :D

Anônimo disse...

Nossa maracatu, uma dança que traduz bem nossas origens atraves dos escravos.

Mto legal conter informações sobre essa dança e ver que o nordeste tem coisas boas como essa dança, frevo, forró, mostrando que não existe apenas micaretas.

Brankinha disse...

hauhauuauhaa... concordo com o Bruno! a vida não eh soh micaretas, existem outras culturas!!! hehehe.... mto bom o post! XD

Postar um comentário